quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Semana de Avaliação Física na EEEP Rita Aguiar Barbosa

A Avaliação Física durante o período escolar tem como base a aplicação de uma série de procedimentos que visam a acompanhar, minuciosamente, o desenvolvimento da criança e do adolescente. Sua prática consiste na aplicação sistematizada e científica de técnicas de mensuração que permitam analisar, de forma qualitativa, os aspectos físicos e as adaptações em função do tempo. A aplicação de uma avaliação física periódica possui inúmeros benefícios, principalmente o de identificar possíveis distúrbios de ordem motora, postural e metabólica. Dessa forma, pode-se classificar indivíduos ou grupos de risco e, através de descrições e comparações, elaborar programas preventivos ou até mesmo interventivos no contexto escolar. 
Dessa forma do dia 13 a 25 de fevereiro, aconteceram as Avaliações Físicas dos alunos da EEEP Rita Aguiar Barbosa, nas turmas de 1º, 2º e 3º ano. As avaliações tiveram a participação efetiva dos monitores de Educação Física das referidas turmas. Foi usado como parâmetros avaliativos.
  • IMC- Índice de Massa Corporal, é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.; 

  • RCQ- Relação Cintura Quadril é um método antropométrico simples para avaliar riscos cardiovasculares relacionados ao excesso de gordura localizados na parte central do corpo. É mais adequado em adultos do que em crianças e adolescentes. A relação cintura-quadril é calculada dividindo-se a medida da circunferência da cintura em centímetros pela medida da circunferência do quadril em centímetros.
        
  • PA- Aferição de Pressão Arterial: ela é definida pela força exercida pelo sangue por unidade de superfície da parede vascular, refletindo a interação do débito cardíaco com resistência periférica sistêmica. A PA é representada pela pressão sistólica (PAS) e pela pressão diastólica (PAD). A PAS representa a mais alta pressão nas artérias, estando intimamente associada à sístole ventricular cardíaca. A PAD representa a menor pressão nas artérias ocasionada pela diástole ventricular cardíaca, quando o sangue está preenchendo as cavidades ventriculares (Polito, 2003).

Pressão Arterial (mmHg)
Sistólica
Diastólica
Categoria

< 130
130-139
140-159
160-179
> 180
> ou= 210
> 140

< 85
85-89
90-99
100-109
> 110
> ou=120
< 90

Normal
Normal Limítrofe
Hipertensão Leve (estágio 1)
Hipertensão Moderada (estágio 2)
Hipertensão Severa (estágio 3)
Hipertensão Muito Severa (4)
Hipertensão Sistólica Isolada

  CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Pressão Arterial (mmHg)
Os valores dos percentis 90 e 95 da pressão arterial para cada faixa etária são normalizados para o percentil da estatura da criança e adolescente.
Valores da PA Sistólica e Diastólica
Classificação
Menores que o percentil 90
Normal
Entre os percentis 90 e 95
Normal Limítrofe
Maiores que o percentil 95
Hipertensão Arterial





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